segunda-feira, 15 de junho de 2009

Segunda-Feira - Mais um dia na creche

Ser Volante


Nossa, hoje trabalhei!!! Apesar das minhas frustrações com o meu trabalho, aquentar receber ordens de umas professoras folgadas. Hoje dei muita risada. As crianças do 1º estagio estão ensaiando uma dança para apresentar na festa junina. Bom a música não tem muita coisa haver com a festa junina, irão dançar uma música da novela Caminhos da Índia, ou seja música indiana, bom..... melhor que a ultima que escolheram, "Você não vale nada, mas eu gosto de você".
Acredito que a escolha de uma música para uma apresentação não deva ser algo escolhido aleatoriamente ou pelo gosto do professor, mas deve-se ter uma pesquisa cientifica para que esta música atinja seu objetivo, ou seja se é uma festa junina, qual é o objetivo esta festa para as minhas crianças, o que eu quero ensinar com ela, qual a aprendizagem quero conseguir. Qual é o objetivo de uma festa junina, sua história e etc....

Professor reflitam sobre as apresentações das sua crianças, não escolham uma música porque vocês gostam ou acham bonito. as reflitam o impacto desta música em suas crianças, qual a sua mensagem!

Não importa, estava muito bonitinho ver aquelas crianças dançarem como a novela, quando tocou a musica comecei a fazer alguns passos como as dancinhas da novela, eles gostaram tanto que começaram a imitar e também a fazer novos passos, as crianças do berçário começaram a pular, mexer os ombros, as mãos, as pernas.....enfim foi divertido.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Artesanato: Casinha







Esta casinha uma professora fez para as crianças brincar, achei uma graça!

Foi feito com papelão, sulfite colorido, color set e tampinha de garrafa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Músicas

Músicas

Esta música eu uso quando as crianças estam bem agitadas, pois ela ajuda a chamar a atenção delas. Cantei uma vez quando estavam muito agitados e eles adoraram, toda vez que sento para cantamos eles pedem: -Tia canta aquela da bruxa, é a preferida deles. Como trabalho com crianças pequenas costumo fazer bastente gestos , exemplo; na hora que falo gato ponho as duas mão na cabeça imitando as orelhas do gato e etc. Sempre usando a criatividade, pois para se trabalhar com as crianças tem que ter muita criatividade.

Bruxa Malvada
Ninguém escapa
O gato, o rato e
e nem nada.
(esta parte canta batendo palma)

Mas eu sim!
Psiuuuuu
(Fazendo gesto de silêncio com a mão)

Pego uma panela
Entro dentro dela
A bruxa apareceu
(canta-se esta parte bem rápido)
ahhhhhh
(Todos gritam no final)

Também tem estas que são as mais pedidas

A casinha

Uma casinha bem fechada (2x)
Abre pra lá, deixa o sol entrar(2x)
Perto da arvoré tem uma ponte(2x)
E por baixo dela corre um riachinho(2x)
Está trovejando, está escurecendo(2x)
Fecha a janelinha que já vai chover(2x)
Chuáááááááááá


A pipoca
Uma pipoca na panela
chamou mais uma para
completar.

Foi uma tremenda confusão
Ninguém podia mais aguentar
Era um tal de
Ploc, Ploc, Ploc, Ploc,
Ploc, Ploc, Ploc, Ploc
Ploc, Ploc, Ploc, Ploc

Duas pipocas na panela
chamou mais uma para
completar.

Tem outras versões para ets música, mas esta é a mais conhecida na creche e as crianças se divertem pois na hora Ploc as crianças começam a pular igual pipoca. O professor cordena as puladas, Ploc, Ploc para frente ploc, ploc para o lado. Cantando em roda fica muito divertido, pois eles tem que acompanhar o grupo todo. Esta música trabalha a coordenação motora deles e o trabalho em grupo

Até mais!

Introdução



Montei o blog para compartilhar um pouco da minha experiência como Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em uma creche da periferia de São Paulo, irei postar aqui o meu dia-a-dia na creche e os trabalhos que são desenvolvidos nela. Quem sabe podem ajudar vocês leitores!
Na creche não assumi nenhuma sala, sou a volante, ou como minhas amigas falam "escravo de todos". Não gosto muito desses tipos de piadinhas, mas ser volante tem suas vantagens, acompanho o trabalho de todos e ganho alguma experiência observando os outros aprendendo com seus erros e acertos.
Trabalho no berçário com crianças de 0 a 2 anos, e irei publicar algumas "peraltice" deles, algumas hilárias.

Até breve